OU
Ver todas as unidades

10 Benefícios do Pilates para as crianças

Pilates-criançasSabe-se que as crianças estão cada vez menos ativas nos dias atuais. As brincadeiras de hoje não estimulam mais a disposição infantil. As crianças estão presas ao computador, ipads e celulares.
O sedentarismo na infância
As crianças de antigamente se divertiam com brincadeiras de rua, subiam em árvores, corriam… Hoje em dia o que vemos são crianças trancadas no quarto com aparelhos tecnológicos em mãos. Por isso, atualmente, o sedentarismo é uma realidade já na infância, o que é bastante estranho, uma vez que pensar em criança é pensar em atividade.
O resultado são crianças com sobrepeso, postura desalinhada, mais preguiçosas e com desânimo. O desenvolvimento da criança se torna bem menos saudável e os riscos de doenças, consequentemente, maiores. A coluna vertebral, por sua vez, é uma das regiões que mais sofre com o sedentarismo.
Boa postura e fortalecimento muscular
É importante que desde cedo, a criança aprenda a importância de uma boa postura. Mais do que uma necessidade estética, o alinhamento da coluna depende de cuidados posturais básicos.
Exercícios de fortalecimento muscular e de flexibilidade podem ajudar bastante as crianças a evitarem danos à coluna, tornando-a mais resistente aos impactos provocados por fatores externos.
O Pilates oferece uma grande variedade de exercícios, inteiramente adaptáveis às necessidades de todos os públicos, incluindo crianças. Mas como a técnica possui como um de seus princípios a concentração máxima do aluno, crianças muito pequenas, que não conseguem obviamente se concentrar por completo, não devem praticar os exercícios. Com um ganho um pouco mais da capacidade de foco, a técnica pode ser liberada para o público infantil, garantindo uma vasta quantidade de benefícios através do grande repertório de movimentos possíveis.
Separamos 10 benefícios do Pilates para a criançada:
1 – Aprimora o alinhamento postural das crianças, criando uma consciência de postura.
2 – Melhora a concentração, ajudando na maior atenção para tarefas como a lição de casa ou as aulas na escola.
3 – Melhora o sono.
4 – Melhora o desempenho atlético.
5 – Ajuda na prevenção dos desvios posturais como a escoliose e também fortalece a musculatura das costas.
6 – Reduz o estresse.
7 – Aumenta a mobilidade.
8 – Aumenta a flexibilidade e o equilíbrio, melhorando a amplitude de movimento e agilidade.
9 – Previne lesões.
10 – Aumenta a percepção do próprio corpo e do espaço no mundo, desenvolvendo autoestima e autoconfiança na criança, ajudando-a a interagir com outras.