OU
Ver todas as unidades

Terceira Idade: como aumentar a qualidade de vida com o Pilates

beneficios-pilates-terceira-idade-300x223São inúmeros os benefícios da atividade física para pessoas da terceira idade, abrangendo desde fatores físicos até os sociais; proporcionando aumento da capacidade aeróbia, melhora na flexibilidade, melhora na resistência muscular localizada, aumento do conteúdo de minerais ósseos, diminuição da resistência vascular, melhor tolerância à glicose, redução da concentração de lipídios, melhora do estado de ânimo, aumento da vitalidade e melhora significativa da qualidade de vida. A atividade física, além disso, é benéfica pelas modificações do estilo de vida e pelos hábitos higiênicos e dietéticos adotados ao longo da vida. De tal maneira que quando se cumprem as recomendações destinadas a melhorar a saúde da população, pode-se atrasar e, inclusive, evitar problemas típicos da terceira idade. Recomendações como se movimentar e permanecer ativo, a dita mobilidade, é a chave para manter-se jovem, pois nada pior do que a imobilidade para envelhecer rapidamente. O método Pilates proporciona, dentre os benefícios de uma atividade física, melhoria na qualidade de vida de seus praticantes, através de uma condição otimizada de uma nova postura, desenvolvendo maior mobilidade, equilíbrio e agilidade, baseando-se numa tonificação muscular, ganho de flexibilidade e elasticidade, atingidas através de seus exercícios específicos. Para isso, essa prática no cotidiano de homens e mulheres da terceira idade necessita de um planejamento específico para essas atividades e de profissionais qualificados. A atividade física, como o método Pilates, é capaz de estender o ciclo vital de uma pessoa em 1 a 2 anos. Além disso, um benefício muito mais importante do exercício é o aumento de 6 a 10 anos na expectativa de vida ajustada à qualidade. As conseqüências práticas imediatas do aumento da qualidade de vida incluem maior bem-estar, melhora da auto-estima e sensação de auto-eficácia, bem como uma redução do risco de ansiedade e depressão. Sendo assim, realizando atividade física, atinge-se uma melhora física, psíquica e sócio-afetiva. Especificamente, os exercícios baseados no método Pilates oferecem outras vantagens incluindo mobilidade na coluna vertebral e articulações, melhora da propriocepção, equilíbrio e treinamento de coordenação. Idosos que incluírem exercícios baseados no método Pilates terão benefícios ao integrarem nos seus programas tradicionais de treinamento força e equilíbrio. Enfim, a qualidade de vida de quem pratica o Pilates é bem melhor, e com pessoas da terceira idade não é diferente. aula-experimental

O diferencial do Instituto Pilates O Instituto Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.

end-studios