OU
Ver todas as unidades

Pilates para tratar dor nas costas

 

A Organização Mundial da Saúde, OMS, estima que todas as pessoas enfrentarão dor nas costas pelo menos uma vez na vida.

 

Com a vida moderna, as pessoas tem cada dia mais uma péssima postura, e muitas horas gastas na frente do computador, como também outros hábitos que não levam em consideração a importância da coluna vertebral e a sua saúde.

 

Somando a isso, as pessoas usam bolsas pesadas e calçados inapropriados e desconfortáveis, os quais também contribuem com danos para o corpo.

 

O estilo de vida atual não ajuda as pessoas a terem um bem-estar e uma qualidade de vida, por isso elas devem buscar uma prática de exercícios regular para fornecer ao corpo os movimentos necessárias para o seu bom condicionamento.

 

O Pilates entra para ajudar no tratamento de dor nas costa com uma das melhores soluções pois gera um fortalecimento das musculaturas mais profundas e mais certeiras que atingem as áreas que mais precisam ser restauradas da coluna vertebral.

 

O Pilates ajuda a recuperar os movimentos de ombro, cabeça e diafragma, os principais músculos da respiração, o que também melhora a condição de vida da pessoa por completo.

 

Além disso a prática pode ser realizada por pessoas de qualquer faixa etária, desde crianças, até adultos e idosos.

 

Vamos entender porque o Pilates é a melhor solução para dor nas costas?

 

Pilates: a melhor solução para dor nas costas

 

A coluna humana tem ao todo 33 vértebras, e no meio dela passa a medula, o canal que comunica o cérebro como o corpo. Essa estrutura é extremamente sensível, cheia de músculos, nervos e discos.

 

A dor nas costas é algo muito comum, por isso o exercício da prática de Pilates vem como solução e se apresenta como uma mistura de técnicas ocidentais e orientais.

 

Com isso, muitas pessoas apresentam dor nas costas e há várias razões para isso acontecer, de qualquer maneira, essa dor causa muito incômodo e mal-estar, prejudicando a qualidade de vida.


O Pilates é uma prática que ajuda no fortalecimento muscular e na reeducação da postura, duas ações importantes para tanto prevenir como tratar a dor nas costas.

 

O principal foco do Pilates é trabalhar o core, um conjunto de músculos que seguram a coluna, dessa maneira, a prática impede que ela sobrecarregada, evitando as dores nas costas.


As costas são a principal sustentação do nosso corpo, por isso é fundamental ter uma prática regular de alongamento e postura correta e saudável.


Fazendo Pilates semanalmente, nas primeiras aulas já é possível ver uma melhora tanto na postura como na dor se ela existir.


Existem vários exercícios fáceis, rápidos e práticos que podem ajudar, mas que devem sempre ter a companhia de um bom profissional.


Esses exercícios podem ser realizados com equipamentos individuais, com bola, elásticos, faixas e outros materiais. Os aparelhos que são mais utilizados são trapézio, barril, carrinho, cadeira entre outros.


Os benefícios do Pilates são, principalmente,: aumento do equilíbrio corporal, aumento da estabilidade da coluna, aumento de movimentos mais precisos; aumento da resistência muscular, aumento de uma postura correta, aumento do vigor físico, aumento da consciência corporal, e aumento da flexibilidade com músculos muito bem alongados.

 

Exercícios de Pilates para tratar dor nas costas: Concentração e Foco

Para que os exercícios de Pilates funcionem como você espera é preciso ter concentração e foco, cada um dos exercícios devem ser repetidos por aproximadamente quatro vezes cada um.

 

Mas isso não é obrigatório, você deve sempre respeitar o seu corpo e ir trabalhando cada movimento e repetição de acordo com a sua capacidade e a sua habilidade.

 

Ao longo do tempo da prática, você vai começar a superar as dificuldades e ir se adaptando aos movimentos, se tornando cada vez mais fácil e rápido repeti-los.

 

Você também vai perceber uma mudança gradativa na sua resistência muscular, que vão se modificar de dentro para fora adquirindo cada vez mais força.

 

Todos os exercícios devem ser realizado com roupas adequadas e sem a presença de nada que o possa distrair.

Para que o Pilates tem melhores resultados sempre dê o máximo de concentração e foco para cada um dos exercícios que for executar.

 

Você deve na prática do Pilates ganhar o máximo de consciência sobre cada músculo que você está trabalhando no seu corpo.

 

É essa consciência que vai garantir que você apresente resultados mais rápidos como também mais duradouro.

 

O Pilates não ajuda apenas o corpo como também a mente a qual ficará mais calma e serena, trazendo benefícios para todo o corpo.

 

A Modalidade de Pilates vem ao longo dos últimos anos conquistando cada vez mais novos alunos por diversos motivos e um deles é a certeza de resultado já nas primeiras aulas, ou seja, o aluno tem a certeza que ver tanto a melhor no corpo e mente, de uma forma generalizada como também uniforme.  Dessa maneira,  toda a musculatura pode ser trabalhada.

 

Antes de começar a prática o aluno faz uma aula experimental para conhecer o método como também o professor.

 

Nessa primeira aula o aluno já é avaliado e já consegue identificar as suas limitações como também as suas dificuldades.

 

Outro ponto da primeira aula experimental é entender quais serão os objetivos do aluno com a prática, já determinando aonde ele quer chegar.

 

O Pilates garante um bem estar geral em um período curto de tempo, e está sendo recomendação médica para o tratamento de dor nas costas. O Pilates cura o aluno através do movimento, fazendo com que o aluno reaprenda a usar o seu corpo da melhor maneira o possível.

 

Todos os desequilíbrios musculares podem ser recuperados com o Pilates.

 

Pilates para tratar dor nas costas hoje em dia

A cada dia a prática de Pilates está cada vez mais acessível para diferentes pessoas. A aula de Pilates ideal é a realizada em rodízio de aparelhos no qual o professor dá o máximo de atenção para cada aluno.

 

O professor de Pilates deve ser de alta qualidade para prover para ao aluno o que há de melhor na prática, garantindo movimentos de qualidade e de precisão.

 

A cada aula o professor vai analisando a evolução do aluno e garantindo a sua evolução gradual sem causar mais danos com exercícios errados ou au executados.

 

Pilates contribui para diversas problemas

Temos uma lista com todos os problemas que o Pilates ajuda:

  1.     Má postura

O Pilates contribui para a conscientização da boa postura, por isso ajuda a arrumar quem apresenta problemas na coluna. A correção se torna automática conforme a pessoa pratica por mais tempo.

  1.     Tensão Cervical

Os exercícios do Pilates contribuem com o relaxamento desses músculos, garantindo um bom alongamento da região.

  1.     Patologias

Existem vários tipos de patologias que podem afetar as costas, entre elas: Escoliose, Cifose, Lordose, Cervicalgia e Espondilolistese.

Vamos ver cada uma dessas patologias:

Hérnia de Disco

 

A hérnia de disco é uma patologia muito comum nos dias de hoje, devido aos vários fatores presentes na sociedade atual.

 

A Hérnia é quando parte o material entre as vértebras se desloca para fora, o que causa muita dor e mal-estar. Há três tipos de hérnia de disco, entre elas:

 

  1. Protusas –  onde ocorre um deslocamento do disco, mas não há rompimento do anel fibroso.
  2. Extrusas –  onde além do deslocamento do disco, há também um rompimento do anel fibroso.
  3. Sequestradas –onde líquido gelatinoso interno migra para canal medular externo, causando muita dor nas costas e grave limitação de movimento.

A Hérnia de disco, em diferentes graus e níveis, causa diversos sintomas, entre eles: dor muito forte e limitante, diminuição da força, formigamento, dormência, restrições e limitações de movimentos comuns do dia a dia.

 

Escoliose

 

A Escoliose é algo muito comum que tem atingido grande porcentagem da população mundial, essa patologia apresenta como grande característica uma grande alteração no alinhamento normal da coluna,  causando dores nas costas, incômodos, desconfortos e prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida do doente.

 

Há dois tipos de escoliose:

  1. Funcional:  a qual é adquirida devida uma má postura e um desequilíbrio muscular. Essa é possível de ser tratada com Pilates, o qual recupera a postura ereta.
  2. Estrutural: a qual já se nasce com essa condição. O Pilates nesse caso entra para  garantir maior bem-estar e qualidade de vida do doente.

 

Osteoartose (Artrose)

 

Essa doença é comum em adultos acima dos 40 anos, ela conhecida como artrose e é resultado de um processo degenerativo do organismo humano, nessa doença acontece a destruição da cartilagem do corpo nas articulações, aumentando os atritos nelas.

A artrose pode aparecer em diversas partes do corpo, e uma pessoa que apresenta essa doença é facilmente percebida pelas mãos com os dedos tortos. A doença não tem cura, mas o Pilates ajuda a garantir maior bem-estar e qualidade de vida do doente.

 

Ciatalgia (Nervo Ciático)

 

A dor ciática é uma dor na região lombar que irradia para os membros inferiores, podendo apresentar dor em uma ou em ambas as pernas. Essa dor é extremamente limitante e desconfortável.

 

Essa dor é decorrente de uma inflamação no nervo ciático, um dos maiores nervos do corpo humano que é a principal ligação da coluna com as partes inferiores do corpo.

 

Essa dor é causada por uma inflamação nesse nervo a qual gera dor nas costas, formigamentos, fraqueza muscular e dificuldade para andar.

Cirurgia nem sempre é a melhor solução para dor nas costas

Muitas pessoas quando apresentam problemas de saúde querem soluções milagrosas e rápidas, e isso nem sempre é a melhor solução.

 

Realizar uma cirurgia deve ser sempre a última opção, quando todas as outras já se esgotaram e não há mais outra solução.

 

Um cirurgia traz sempre outros fatores que podem ser perigosos para a saúde tal como: anestesia, infecções, complicações pós-operatório, restrições e limitações por um longo período de tempo.

 

Sempre que há soluções que vai por uma caminho mais funcional é melhor.

 

Essas foram algumas dicas para receber a ajuda do Pilates no tratamento de dor nas costas.