OU
Ver todas as unidades

Pilates para Idosos: Tudo sobre Pilates na Terceira Idade

 

Pilates para Idosos: Tudo sobre Pilates na Terceira Idade

 

O índice de pessoas na terceira idade está cada vez maior, no mundo todo o envelhecimento populacional é um fenômeno frequente em diversos países, incluindo o Brasil.

 

Hoje no Brasil quase 10% de sua população é de pessoas com 60 anos ou mais, isso totaliza cerca de mais de 20 milhões de brasileiros. E isso só tende a crescer.

 

Em 2025, está previsto que o Brasil chegará a ser o sexto país do mundo com maior percentual de idosos.

 

Uma das grandes realidades desse grupo populacional é a diminuição da resistência física como também da flexibilidade.

 

Dois problemas que podem prejudicar a qualidade de vida e o bem-estar dessa população.

 

Essa é uma preocupação que tem aumentado devido a  necessidade maior de oferecer cuidados adequados para essas pessoas.

 

Esses problemas físicos podem  dificultar muito as principais atividades da vida diária e rotineira, por isso é fundamental manter uma rotina saudável.

 

E isso inclui além de uma alimentação balanceada e de bons hábitos de sono, uma prática regular de atividade física.

 

Uma atividade largamente recomendada para os idosos é a prática de Pilates. O Pilates a cada dia mais está crescendo no Brasil e tendo mais adeptos devido aos seus grandes benefícios.

 

O Pilates é também recomendado por ser uma prática de atividade física que gera baixo impacto e também pode ser totalmente customizada e personalizada para cada idoso de acordo com o seu nível de saúde.

 

O que é a Terceira Idade?

O significado de terceira idade varia muito dependendo do local e da cultura. Mas independente de qualquer circunstâncias, essa é uma fase na qual a vida também deve ser aproveitada.

 

A Terceira idade não precisa ser um período de dificuldades ou sem alegria, mas sim uma fase de aproveitar a experiência de vida e com isso ter mais tranquilidade.

 

Para envelhecer com saúde, é preciso redescobrir a vida todos os dias, criando novas oportunidades e possibilidades.

 

Mesmo com a diferença de idade, todas as pessoas têm os mesmos anseios, por isso os idosos não devem ser tratados como diferentes.

Essa é uma fase que a saúde pode ficar mais enfraquecida e as emoções mais afloradas, por isso mais do que nunca é fundamental fazer da vida algo muito saudável.

Os hábitos saudáveis vão ser os responsáveis para transformar a vida do idoso em algo agradável e cheio de entusiasmo.

Principais alterações corporais e mentais dos idosos

 

Com o envelhecimento, vem a terceira idade, que é uma fase da vida onde há uma redução da capacidade de adaptação sobrecargas funcionais. Tanto físicas como mentais.

 

A Organização Mundial da Saúde, considera idoso uma pessoa de 65 anos, seja ela de país desenvolvido como em desenvolvimento.

 

Uma das maiores preocupações que essa fase traz é evitar ao máximo a perda da capacidade funcional  conseguindo manter independência e prevenindo incapacidade

 

Com o envelhecimento, ocorre no organismo diversas mudanças. Essa doenças são tanto físicas como também mentais. Vamos listar as principais mudanças:

 

  • Dificuldade de ler coisas de perto
  • Dificuldade de ouvir as pessoas em ambientes barulhentos
  • Controlar a bexiga
  • Fraqueza dos ossos
  • Fraqueza dos músculos
  • Baixo metabolismo
  • Baixo ritmo cardíaco
  • Alterações na memória
  • Dificuldade de aprender novas atividades
  • Propensão à Incontinência
  • Propensão à Insuficiência
  • Propensão à Demência
  • Propensão à Depressão
  • Propensão à Delírio

 

Para muitas dessas mudanças o Pilates é uma grande ajuda para gerenciar os problemas do envelhecimento tanto nos homens como nas mulheres.

 

Doenças mais comuns em idosos

Antes de pensarmos em como o Pilates ajuda os idosos é fundamental falarmos sobre as principais doenças que os atingem:

 

  • Doença Cardiovasculares:

Essa doença é a principal causa de mortes em idosos. Com o bloqueamento das veias e artérias, pode ocorrer um ataque cardíaco, muitas vezes fatal.

  • Doença Cerebrovascular (AVC):

Essa doença acontece quando o idoso apresenta um rompimento de um vaso sanguíneo na cabeça, impedindo que as suas células sejam alimentadas.

  • Hipertensão:

Esse é outro problema bastante comum nos idosos que podem sofrer de sintomas em todos os seus órgãos.

  • Doença de Parkinson:

Essa doença é um distúrbio neurológico progressivo, ou seja, que vai se intensificando com o tempo. Nessa doença ocorrem movimentos bruscos, rigidez e tremores visíveis. O Pilates é uma atividade altamente indicada nesses casos.

  • Doença de Alzheimer:

Nessa doença acontece a perda de memória, alterações de humor, confusão e dificuldade de comunicação. O Pilates também é indicada, por realizar movimentos através da consciência cerebral.

  • Osteoartrite:

Essa é uma doença muito comum em mulheres. Nessa doença as mulheres apresentam uma degeneração nas articulações. O Pilates garante melhorias no gerenciamento da dor que essa doença pode causar.

  • Osteoporose:

Essa doença é caracterizada pela perda de massa ósseo. Nela os ossos ficam mais fracos e mais finos. O Pilates também garante melhorias no gerenciamento da dor que essa doença pode causar.

 

Essas são as principais doenças que atingem pessoas na terceira idade, e o Pilates pode ser um grande aliado tanto na sua prevenção como também no gerenciamento de dor e tratamento.

 

Como prevenir doenças em Idosos

 

Para prevenir doenças em Idosos é fundamental seguir alguns passos:

 

 

  • Corrigir uma alimentação não balanceada
  • Corrigir a inatividade física
  • Corrigir o tabagismo
  • Corrigir obesidade
  • Corrigir abuso de drogas
  • Propiciar diagnósticos e tratamento adequado das doenças;
  • Usar medicamentos racionalmente
  • Equilibrar os ambientes emocionais
  • Ampliar a rede de suporte social(rede de apoio);
  • Aceitar o envelhecimento
  • Aumentar  resistência, força e flexibilidade
  • Adequar o ambiente doméstico, diminuindo assim o risco de acidentes como quedas e fraturas

 

Para praticamente todas essas atividades de prevenção de doenças em idosos, o Pilates consegue atuar com uma grande adicional positivo, beneficiando a saúde do idoso de maneira generalizada.

 

Principais dificuldades físicas da terceira idade

Uma das grandes dificuldades físicas da terceira idade é a falta de equilíbrio, no qual o idoso pode sofrer quedas e sofrer fraturas e lesões.

 

Essa falta de equilíbrio pode estar relacionada com várias causas, desde questões neurológicas até questões posturais.

 

O resultado é uma marcha alterada o que leva ainda mais desequilíbrio e insegurança e consequentemente a mais quedas.

 

Outros grandes problemas são a postura errada na coluna e encurtamento muscular. Esses dois geram ainda mais desconfortos, tal como: diminuição da coordenação, amplitude de movimento reduzida, perda da percepção corporal, perda da flexibilidade e lentidão reflexa.

 

Por isso é fundamental trabalhar a capacidade física para mudar essa realidade.

 

Além disso, uma grande dificuldade dos idosos que não é muito comentada ou falada é a incontinência urinária ou fecal, a qual pode realmente prejudicar a qualidade de vida do idoso.

Como resolver essas dificuldades físicas na terceira idade

Para resolver essas dificuldade físicas que surgem com a terceira idade é fundamental buscar soluções que tragam mais qualidade de vida como também mais bem-estar.

 

E uma dessas soluções é inserindo o Pilates no seu dia-a-dia. Tanto ele como outras práticas de exercícios físico promovem uma melhora nas funções corporais, no equilíbrio, na força, na coordenação, e na velocidade dos movimentos.

 

Dessa maneira, o idoso tem o conjunto ideal de fatores para garantir mais segurança e também prevenir as quedas.

 

Outros benefícios são: conseguir sentar, levantar e caminhar como mais facilidade.

 

Além disso, o Pilates é a solução para incontinência urinária ou fecal, já que fortalece os músculos principalmente da região pélvica, os quais são difíceis de serem trabalhos em outras práticas físicas.

 

Praticar atividade física na terceira idade é a garantia de uma vida mais autônoma e independente.

 

Pilates: como solução para qualidade de vida e bem-estar da terceira idade

 

O Pilates é um método de condicionamento físico desenvolvido por Joseph Pilates. Este método reúne um conjunto de exercícios completos que promovem a concentração, a coordenação, o controle de movimentos e de respiração.

 

Além disso, o Pilates faz um trabalho de centralização da força do corpo, além de promover flexibilidade, reforço muscular, equilíbrio e relaxamento tanto do corpo como também da mentar.

 

Diversas pessoas da faixa da terceira idade tem procurado o Pilates para garantir a sua reabilitação e melhorar a sua saúde como também a sua vida como um todo.

 

Os fatores que as levam a escolher pelo o Pilates são: a alta de equilíbrio com quedas, as fraquezas musculares com dificuldades na AVD’s (atividades de vida diária) e também as dores devido alguma doença na coluna, articular ou muscular.

 

O Pilates apresentam uma série de exercícios bem específicos, os quais permitem tratar o aluno de maneira eficaz.

 

O aluno também sente uma grande melhora em sua autoestima, já que sente mais confiança para seguir com as suas atividades rotineiras, se sentindo melhor tanto fisicamente como também emocionalmente.

 

O Pilates consegue trabalhar tanto o corpo como a mente, pois seus exercícios sempre pedem uma conexão da mente como o corpo.

 

Os muitos benefícios do Pilates na Terceira Idade

 

Já deu para entender como o Pilates é fundamental para uma pessoa na terceira idade, isso porque essa prática traz diversos benefícios, entre eles:

 

  1. Ajuda a aliviar e a reduzir as dores de qualquer área do corpo
  2. Ajuda a aumentar a força muscular
  3. Ajuda a aumentar  flexibilidade e mobilidade
  4. Ajuda a aliviar o estresse
  5. Ajuda a prevenir lesões
  6. Melhora dos reflexos, do equilíbrio e da propriocepção
  7. Melhora da percepção dos movimentos e a consciência corporal
  8. Melhora da velocidade de andar
  9. Melhora da autoestima
  10. Melhora o condicionamento físico como um todo
  11. Ajuda a diminuir a depressão
  12. Ajuda a manter o peso corporal
  13. Corrige a postura, deixando a coluna vertebral com o melhor alinhamento o possível
  14. Fortalece os músculos das pernas, dos braços, das costas e dos peitos
  15. Ajuda na  manutenção densidade óssea, prevenindo a osteoporose
  16. Ajuda no controle do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares
  17. Melhora das reações posturais
  18. Trabalho os músculos profundos
  19. Ajuda no controle de fluxo de impurezas tanto líquida como sólidas, ajudando na incontinência urinária e fecal.
  20. Ajuda com o melhoramento de todos os sistemas do corpo, entre eles: ósseo, circulatório, neurológico entre outros.

Essa foi uma lista com os 20 maiores benefícios do Pilates na vida do Idoso. Dado o tamanho dos benefícios e também o seu baixo impacto, essa deve ser considerada a atividade número 1 na escolha do idoso.

Além de tudo, o Pilates vai ajudar o idoso há também praticar outras atividades físicas, se tornando uma gerenciamento completo da saúde corporal e mental.

 

Cuidados que os idosos devem ter ao praticar Pilates

Há alguns cuidados que devem ser tomados para que os idosos possam praticar esses exercícios:

 

  1. Pressão arterial controlada
  2. Atenção constante na respiração
  3. Atenção constante na coluna
  4. Exercícios sempre acompanhados por profissionais especializados.
  5. Realizar os exercícios controlando a respiração
  6. Respeitar os limites do seu corpo
  7. Não fazer os exercícios sozinho
  8. Liberação do médico para poder realizar da atividade física, mesmo com baixo impacto.
  9. Uso de roupas confortáveis
  10. Uso de meia antiderrapante

Cada um desses cuidados devem ser prioridade para garantir que a prática de exercícios é totalmente segura e que será mais benéfica para o idoso.

 

Os principais exercícios de Pilates para Idosos

 

Há muitos exercícios de Pilates para Idosos, dessa maneira é fundamental ver qual é a necessidade específica de cada idoso.

 

Se o Idoso já for mais ativo é possível fazer exercícios mais comum sem restrições. Já se o Idoso é ativo, mas tem perda de massa óssea e muscular, é preciso ir mais devagar. E o último grupo são os idosos com movimentos bem limitados.

 

Para dois grupos, os idosos que apresentam Parkinson e Alzheimer é possível praticar Pilates, mas é necessário ter sempre um acompanhamento.

 

Com os idosos a prática de Pilates é realizada de maneira leve e sem pressa, para proporcionar principalmente bem-estar, o idoso tem que sair da aula, melhor do que ele entrou.

 

Por isso não há exercícios pesados e que vão te alguma maneira causar um impacto profundo.

 

Os melhores exercícios para Idosos são sempre aqueles que eles conseguem realizar sozinhos.

 

Cada um dos exercícios são sempre realizados para atingir um objetivo específico. Antes dos exercícios para o idoso serem selecionados, é feita uma avaliação das condições de cada idoso, para garantir dessa maneira seu total conforto.

 

Tipos de Pilates

 

Há vários tipos de Pilates, pois como toda prática de exercícios, ele também passa por constantes inovações e modernidade.

 

Os dois tipos de Pilates mais comuns são os Mat Pilates e Studio Pilates, abaixo vamos falar um pouco sobre cada um deles.

 

MAT Pilates

 

Um dos pilates mais difundidos do mundo é o chamado MAT Pilates, essa prática de pilates é realiza em um colchão e sem uso de aparelhos.

 

Nela podem ser adicionados exercícios com bolas, rolos e elásticos, mas tudo acontece sempre em cima do mat.

 

Studio Pilates

 

Esse Pilates já é uma prática que vai utilizar os aparelhos, os quais são vários, entre eles: Stand Mover, Wall Unit, Reformer, Cadillac (trapézio), entre outros.

 

Nesses aparelhos são realizados uma séries de exercícios em diferentes níveis de dificuldade.

 

Para utilizar esses equipamentos é fundamental contar com a ajuda de um profissional altamente qualificado e especializado.

 

O Profissional vai garantir que o idoso faça os movimentos da maneira correta de forma a se beneficiar da prática e não o contrário.

 

Antes de escolher qual dos dois Pilates é melhor para você, é importante fazer uma aula experimental e também se informar sobre qual será o que te trará mais benefícios.

 

Vale Lembrar que o Pilates é uma atividade que pode se adaptar totalmente ao aluno, por isso é sempre realizado de acordo com as necessidades e as especificações de cada aluno.

 

Vamos ver quais são os benefícios dos Pilates especificamente para mulheres abaixo.

 

Pilates para mulheres  

 

Muitas são as mulheres que já praticam pilates, mas mesmo assim em menor quantidade conforme o aumento de idade.

 

É preciso entender para as mulheres que lidam com a menopausa e também com mais propensão a terem doenças tais como depressão e fibromialgia, essa prática é essencial.

 

Para prevenir e também conseguir gerenciar possíveis dores, o Pilates é a prática completa, a qual vai tratar o corpo de forma generalizada.

 

Por isso, mesmo que você goste de atividades que sejam mais ativas, tais como dança ou corrida, o Pilates também facilita a continuar se exercitando sem ter danos.

 

Vamos ver também quais são os benefícios dos Pilates especificamente para homens abaixo.

 

Pilates para homens

 

Muitos homens tem preconceito sobre a prática de pilates, mas ela é fundamental para a saúde masculina também.

 

Quando foi originado, a Pilates era uma prática voltada para os homens, mas ao longo do tempo ganhou mais adeptas do que adeptos.

 

Para que você tenha uma terceira idade ativa, o Pilates é que vai garantir essa realidade, já que ele traz benefícios para o corpo como um todo.

 

Mesmo se você gosta de jogar futebol, jogar tênis ou golfe, o Pilates vai te dar ainda mais força para realizar essas atividades físicas.

 

Ou seja, para que você sinta um benefício completo e prepare o seu corpo para os desafios de envelhecimento, você deve considerar fortemente a prática de Pilates.

 

Dessa maneira, o Pilates é uma prática excelente tanto para homens como para mulheres sem restrição de gêneros e trazendo benefícios gerais e específicos para esses dois grupos.

 

Como escolher um studio de Pilates para idosos ?

Antes de escolher um studio de Pilates, você deverá estar atento a alguns pontos importantes, entre eles:

 

  1. Oferecer os melhores exercícios

 

Esses exercícios devem garantir que os idosos tenham o máximo de conforto, com exercícios explicados passo a passo e com paciência.

 

  1. Ter um ambiente preparado para receber idosos

 

O ambiente também deve ser de fácil acesso e de fácil circulação para os idosos, que deverão poder caminhar com total segurança. Além disso é preciso fornecer banheiros e rampas preparados para eles.

 

  1. Ter aparelhos e equipamentos específicos

Como os idosos requerem cuidados específicos é fundamental que eles tenham acesso tanto a aparelhos como a equipamentos específicos.

 

  1. Apresentar o máximo de segurança

É também importante que todas as condições do ambiente apresentem segurança, com equipamentos em excelentes qualidades.

 

  1. Garantir um bom atendimento com respeito ao idoso

Todos os profissionais que trabalham junto com o idoso devem entender a necessidade de maior atenção e paciência que essa faixa da população necessita, dessa maneira é fundamental garantir um atendimento com o máximo de respeito ao idoso.

 

Sempre certifique-se que o estúdio que está procurando apresenta todas as qualidades, dessa maneira você estará garantindo uma melhor experiência com sua prática de Pilates.

Pilates um milagre na vida do idoso

 

Muitos idosos tanto homens como mulheres afirmam que depois que começaram a praticar pilates, eles sentiram como o seu corpo rejuvenesce. Muitos sentem melhoras além da resistência física, também no controle da incontinência.

 

Todos os exercícios são voltados para reeducação do movimento usando o próprio corpo como ferramenta.

 

O Pilates trabalho com o core, a força mais importante do nosso organismo, e traz o diferencial de fortalecer os músculos mais profundos do corpo, especialmente os do assoalho pélvico e do abdome.

 

Dessa maneira, são muitos os idosos que consideram o pilates como um milagre sem sua vida.

Conclusão: Pilates é a melhor Solução

 

Neste artigo falamos sobre as principais mudanças na vida do idoso, como também as maiores dificuldades e doenças que eles podem enfrentar.

 

Além disso, alertamos sobre as formas de prevenir essas doenças e também os inúmeros benefícios do Pilates para a vida do idoso.

 

Dessa maneira, expusemos como o Pilates é uma atividade física altamente recomendada para pessoas com mais de 60 anos que buscam uma vida com mais saúde, qualidade e bem-estar.

 

O Pilates dá a força necessária para restaurar todas as capacidades do idoso, tanto físicas como mentais, dessa maneira ele consegue recuperar a independência.

 

Deixamos claro que o Pilates é a melhor solução para ter uma terceira idade com muito mais conforto e felicidade. Não deixe de procurar mais informações e começar a praticar Pilates o mais rápido o possível.

 

O Pilates vai dar condições para que você viva com muito mais saúde e disposição, sendo capaz de realizar as suas atividades diárias de maneira independente.

 

Na terceira idade, uma das maiores preocupações é com a saúde. Por isso, dê um passo para cuidar do que é mais importante em sua vida: ser um idoso saudável e cheio de vida.